Arriscando-me com a pintura digital

Eu tenho uma mesa digitalizadora da Wacom (antiga CTL-460) e, apesar de já ter deixado a ponta da sua caneta bater diversas vezes no chão, ela ainda funciona (definitivamente recomendo a marca). Eu a utilizava raramente, mas, nas últimas semanas, tenho me arriscado a fazer algumas pinturas digitais com ela.

Uma de minhas primeiras pinturas digitais desse ano foi um unicórnio que fiz pra minha priminha. Eu simplesmente coloquei a mão na massa para criá-lo, sem questionar muito os meus conhecimentos de proporção, forma, tonalidade, iluminação, composição e sombreamento (entretanto, fiquem à vontade para criticar).

unicornio-rafinha-04
Unicórnio criado usando o software Adobe Photoshop

Às vezes a inspiração pode vir a partir da obra de outros artistas, e foi assim que resolvi fazer uma versão customizada de um polvo criado pela minha sobrinha de 2 anos.

comparacao-polvo
À esquerda, polvo criado pela minha sobrinha e, à direita, versão customizada

É claro que a minha noção de iluminação e sombreamento ainda não é apurada. Os meus desenhos e pinturas são extremamente amadores e acredito que demore muito tempo para eu começar a criar algo de maior expressão e precisão.

Por último, eu arrisquei fazer um autorretrato no estilo Disney, mas com pintura digital. Essa imagem, em que estou sem barba, foi baseada num desenho antigo meu.

Novo Documento 2018-07-28autoretrato-sem-barba-01

Ainda é um pouco complicado dar como finalizadas as minhas peças de pintura digital. Como eu não tenho muita ideia se a iluminação e sombreamento estão bons, eu simplesmente finalizo através de um achismo ou quando eu estiver muito cansado da pintura.

Estou matriculado num curso de pintura digital que vai começar em setembro. O meu ponto fraco é realmente a iluminação e sombreamento. Pelo o que eu vi no calendário do curso, a iluminação  e sombreamento só vão ser abordados quase que no meio do curso, então só vou começar a me especializar nessa questão talvez ano que vem.

Não tenho muita pressa para aprender essas questões. Enquanto isso, posso fazer os meus rabiscos e estudos de pose e, quando achar um material bom, dedicar-me aos estudos de sombra e luz.

A pintura digital dá uma maior precisão do que você quer criar. Hoje em dia, se tiver um bom hardware, você pode criar cenários com resoluções imensas, adicionando diversos detalhes. Ainda estou aprendendo a manipular a mesa digitalizadora, mas fico em feliz em usá-la para deixar a minha imaginação aflorar (mesmo que o resultado ainda não fique tão bom).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s